Sugere-se que esta atividade seja realizada em associação com os Experimentos “Formação dos Icebergs” e “Flutuabilidade dos Icebergs”. Acreditamos que a melhor sequência seria esta atividade entre os dois experimentos.
Entretanto, pode ser uma atividade independente também. Será necessário apenas um computador ou smartphone para utilizar a ferramenta “Iceberger”, através da qual pode-se desenhar icebergs e verificar que seu comportamento na água está relacionado com suas propriedades físicas, como a densidade, mas também com a geometria de sua forma, que se altera à medida que derrete. Por isso, frequentemente os icebergs viram. Associa-se a figura concreta dos icebergs com a metáfora: “a ponta do iceberg”. Será que ela realmente está correta? Esta atividade permite verificar e refletir a respeito. Ao final, são apresentadas fotografias em tamanho maior para que possam ser projetadas na sala de aula.
Autores:
Flavia Sant'Anna Rios, Sandra Freiberger Affonso.
Participantes
Variável
Habilidades trabalhadas
Objetivo
Verificar que os icebergs podem ter diferentes formas, qual a proporção de um iceberg fica emersa e submersa e como se comportam na água dependendo de sua forma, contradizendo algumas informações de senso comum.
Materiais
Computador ou smartphone