Se quiser que seu livro ou material didático seja recomendado pelo InterAntar, envie um exemplar com as informações para:
InterAntar, Universidade Federal do ABC
Rua Abolição, s/n, bloco L, lab 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil
L I V R O S
Neste livro, as estudantes do Ensino Fundamental, Beatriz de Paula Barbosa Machado, Bruna Sayão de Paula e Cora Naves Trevor Cruz, prestam homenagem às mulheres com trajetórias inspiradoras na ciência e nos mares. Dentre elas, a coordenadora do InterAntar, Silvia Dotta, e a navegora Tamara Klink. A publicação levou medalha de ouro na Olimpíada do Oceano, em 2024.
Autoras: Beatriz de Paula Barbosa Machado, Bruna Sayão de Paula e Cora Naves Trevor Cruz.
Expedições Antárticas é um projeto artístico e educacional que nasceu da vivência única do fotógrafo e biólogo, Cesar Rodrigo dos Santos. O autor uniu sua experiência em diversas incursões científicas ao continente gelado à paixão pela fotografia, capturando momentos singulares e revelando a beleza da Antártica.
Cesar Santos, biólogo e mestre pela UNISINOS, é especializado em ecologia e vida silvestre, com vasta produção de imagens documentais, incluindo publicações na National Geographic e exposições sobre a Antártica.
Autor: Cesar Rodrigo dos Santos
Com imagens e textos de Sílvia Marcuzzo
O e-book A Vida Abaixo de Zero transporta-nos para a realidade da Antártida. Com uma linguagem acessível e científica, revivemos uma das maiores epopeias da exploração humana: a corrida entre os exploradores para alcançar o Polo Sul. No livro é possível apreciar as paisagens deslumbrantes da Antártida, que incluem vastas geleiras e picos nevados, sendo cada vista uma obra-prima natural. Ao adentrar o ecossistema antártico, descobrimos como a vida floresce mesmo nas condições mais extremas, desde as plantas resilientes até os majestosos pinguins e baleias; a fauna e flora desse continente são verdadeiramente notáveis. O e-book permite vislumbrar o que os corajosos exploradores enfrentaram ao desbravar a Antártida. Além disso, o livro explora como cientistas de todo o mundo colaboram para entender e preservar a Antártida, abrangendo desde mudanças climáticas até a biodiversidade marinha. As ilustrações de Adriana enriquecem ainda mais essa obra, capturando a majestade e a fragilidade desse continente gelado.
Autor: Edison Barbieri,
ilustrações de Adriana Magalhães Rocha
Editora: Setor de Publicações/ Centro Universitário São Camilo
Edison Barbieri é oceanógrafo e pesquisador na área de Ecologia Marinha, especialmente na interação entre organismos marinhos e parâmetros ambientais. Recebeu prêmios e homenagens por sua relevante atuação científica na área socioambiental.
A obra conta a história do navio polar da Marinha Brasileira Almirante Maximiano, o tio Max. Produzido em decorrência a missão da Universidade de Brasília à Antártica, quando da preparação desse trabalho, o livro, conforme descrito em sua introdução, é, sobretudo, um material paradidático de divulgação científica que teve como elementos centrais os diários de bordo, as narrativas e as memórias do Comandante Sérgio Ricardo Segóvia Barbosa, que comandou o Tio Max desde sua aquisição pela Marinha do Brasil até o ano de 2011. A história contada pelo historiador e fotógrafo João Paulo Barbosa, com toques de aventura, saga e superação, integra elementos ficcionais e elementos históricos, de forma mágica e fantástica, e nos conduz em uma excepcional viagem à Antártica, que resume os principais acontecimentos de todas as viagens realizadas pelo Tio Max até o continente gelado, sob a chefia do Comandante Segóvia. No final do texto, um conjunto de projetos pedagógicos permite e orienta a exploração do conteúdo do livro em sala de aula, por professores e alunos de diversos segmentos da Educação Básica.
Autores: João Paulo Barbosa, Sérgio Ricardo Segóvia, Gilberto Lacerda Santos e Ramont Willy
Ao abrir as páginas desse livro, prepare-se! Pois você nunca mais pensará na Antártica como antes! As terras isoladas e desconhecidas do sul do planeta são desvendadas de um jeito divertido e encantador pela jovem cientista Lizi.
A autora Claudia Lizeri nascida no interior do estado do Mato Grosso, onde passou sua infância e adolescência em contato com a vida simples dos vilarejos. É bióloga, mestre e doutora em botânica, cientista, professora e ambientalista.