A dinâmica sugerida abaixo poderá ser adaptada de acordo com as particularidades de cada turma. Sugere-se a leitura prévia do livro “As aventuras do Grande Papu”. Nesta atividade, o professor poderá explorar conceitos de ecologia, como os diferentes níveis tróficos que compõem a cadeia alimentar (autotróficos e heterotróficos; produtores e consumidores) e suas inter-relações. Como uma forma de promover a reflexão acerca da importância das teias alimentares para manter o equilíbrio das espécies e a preservação destes ambientes polares e marinhos, poderá ser considerada a interferência humana, como atividades de turismo, pesca e pesquisas científicas, no equilíbrio do ecossistema.
Autores:
Ana Cristina Casagrande Vianna, Flavia Sant'Anna Rios, Márcia Fabiana Luvizotto, Sandra Freiberger Affonso, Sonia Regina Grötzner.
Participantes
8 ou mais
Objetivo
Entender a organização básica da teia alimentar da Antártica e sua fragilidade frente a atividades humanas que podem gerar impactos ambientais.
Materiais
-
7 rolos de barbante ou novelos de lã de cores diferentes.
-
Figuras impressas, representando os personagens: plâncton, krill, peixe, pinguim, foca leopardo, skua, baleia jubarte e orca (pesquisar imagens ou utilizar as cartas do jogo “Quarteto Polar - Antártica”).
-
Figuras impressas (moldes disponíveis) de malas de viagem (representando a migração), símbolo de óbito (representando animais mortos); desenho de um gráfico em curva descendente (representando a diminuição de uma população de animais) e de barco pesqueiro.
-
globo terrestre.
-
luminária ou lanterna.